Olá a todos, algumas dicas importantes que podem auxiliar no entendimento de nossas crianças:
Observe as ações dela, como se comportam, aprendendo com eles. Assim nós podemos acompanhar e entende-las:
1- O desenho é uma atividade espontânea na criança. Basta observar e procurar entender o desenho. Desenhar é tão natural como tagarelar, cantar, ou assoviar. A criança desenha simplesmente porque tem vontade de desenhar. Ela se expressa emocionalmente através do desenho. Conhecendo a criança, através dos desenhos, pais ou educadores, terão em mãos um retrato psicológica da criança.
O Jardim-de-infância não é um curso primário ou básico em miniatura.
2 - Um bom brinquedo deve ser isento de perigos, simples, fácil de limpar, durável. Nem sempre o brinquedo mais didático é o preferido. Saber introduzir instrução através das brincadeiras, é uma forma inteligente de educar. E tem mais, as crianças aprendem brincando!
Uma tesoura (sem ponta) é um dos brinquedos que mais agrada a uma criança de 3 ou 4 anos.
3 - É necessário saber ser criança para poder brincar com as crianças. O educador deve aproveitar todos os momentos para educar a linguagem e ampliar a experiência e vocabulário infantis.
4 - Jogos de memória não são feitos apenas com cartões ilustrados, mas com tampinhas de garrafas. Além de gostarem muito desse tipo de atividade, os benefícios são inumeráveis. Também, tente fazê-las repetir palavras. Pode ser na ordem falada ou apenas aquelas que conseguiram memorizar.
5- Por mais simples que seja uma tarefa, as comparações em relação ao desempenho individual, ou coletivo, devem ser substituídas por orientações que enfatizem o aperfeiçoamento.
6 - Não há mal algum que os meninos brinquem com as bonecas, assim como fazem as meninas.
Os modernos pedagogos afirmam: "Se a menina cresce para ser mãe, o rapaz não virá um dia a ser pai?"
Para uma criança tudo é possivel mas é preciso ter atenção e saber orientar corretamente.
Qualquer ajuda que possam dar a este texto fico grato. Sucesso a todos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário